Por favor configurar sua chave API!

Diário de Ilhéus

Notícias

ORDEM É PROGRESSO

março 16
07:29 2018

Homero Silveira

Nosso lindo País tem uma bela Bandeira em cujo centro tem um lema, cuja divisa nos conclama à “Ordem e Progresso”, essas palavras de ordem indicam que sem ordem não haverá progresso!
Ordem indica um grupo de pessoas submetidas a certas regras dentro de uma condição ou estado geral racional ou harmonioso. Também de instrumentos, objetos, lugares (ambientes) devidamente sequenciadas e vigiadas por quem as criou e determinou.
Progresso é a consequência primordial de quem cumpre as ordens já estabelecidas para adiantar-se, desenvolver-se e avançar. Esse prosseguimento deve vir com o aperfeiçoamento no desenvolvimento e na evolução, porque sem ordem não há progresso e sim decadência e declínio.
Ao expor as pessoas a constantes ataques à sua integridade física e moral, a violência começa a gerar expectativas, a fornecer padrões de respostas. Episódio truculentos e situações-limites passam a ser imaginados e repetidos com o fim de ocasionar a idéia de que só a fôrça resolve conflitos. A violência torna-se um fator obrigatório na visão do mundo que nos é transmitida, principalmente pela mídia, criando a convicção de que o crime, a baderna e a brutalidade são inevitáveis. Ledo engano. Isso é, tão somente a quebra das ordens. O problema, então é, entender como chegamos a esses ponto. Como e porque estamos nos familiarizando com a violência, tornando-a nosso cotidiano.
A proliferação da desordem, indiscriminada, na justiça, no executivo, no legislativo e nos orgãos de segurança pública, com os flagrantes desrespeito aos cidadãos de boa-fé e cumpridores do justo, substituindo-os pela injusto e, nessa “Quebra-de-braço” quem mais sofre são os mais fracos!
Ouvimos, vemos e nos calamos diante das calamidades cometidas pelos governantes e legisladores. Enquanto isso ficam falidos a saúde, a educação, o habitacional, etc… Principalmente o bem estar público. Continuamos calados e acovardados, esperando por milagres enquanto o sistema eleitoral viciado coloca na legislatura corruptos que se beneficiam dos ignorantes para se elegerem, reelegerem e roubarem!
Queremos mudanças que atendam nossas expectativas individuais, já disse em livro anterior que ministros do supremo tribunal da justiça não podem ser indicados pelo Presidente da República e sim por ABOs para escolherem entre seus pares aquele que tenha vida ilibada e grande saber jurídico; Senadores e deputados não podem ser vitalícios e devem cumprir mandato único de cinco anos, ocorrendo o mesmo com prefeitos e vereadores, sem direito a reeleição pois o país é plenamente composto de ótimos e competentes administradores! A reeleição e o mau caráter genético são os pais da corrupção!
Para voltarmos a ordem para podermos progredir precisamos rever as nossas Leis tornando-as claras e sucintas e realmente fiscalizadas e cumpridas. Não é a Lei que muda o cidadão e sim a EDUCAÇÃO! Somente mudando nosso sistema de formação e educação é que teremos uma nação livre, moralmente correta! Formando no cidadão a crença ética que exige do individuo quanto ao certo ou errado ou seja o justo e o injusto, o , ou o humano e o desumano que são os fundamentos racionais para determinar o modo como agimos e avaliamos nossas ações!
Não é quebrando regras, por mais elementares que sejam, nem “tendo vantagens em tudo” que mudaremos alguma coisa; nem quando deixamos de cumprir com nossos compromissos, “furando filas” pedindo um “jeitinho” para resolver problemas, subornando funcionários públicos, utilizando-se da fôrça ou do poder econômico para solucionar nossas irresponsabilidades materiais. O dever nos clama por ação!
No momento, não importa saber o que deu origem ao jogo da violência e da corrupção. Penso que a questão crucial, nesta fase, não é de saber como parar um jogo que a maioria, coagida ou não, começa a querer continuar jogando. E isso, creio, só será possível quando perdermos o medo e pudermos ver o que salta á vista, sempre que trocamos de crença, métodos e apostarmos nos meios legais de combate a corrupção e a violência, obteremos resultados inesperados, contra todas as previsões catastróficas. Com exemplos e pela experimentação iremos além das previsões de insucesso. VENCEREMOS!
Quem sabe não é um bom caminho para voltarmos a usar com muito orgulho o lema: ORDEM E PROGRESSO!
Por que não tentar começando com a valorização da educação!

Compartilhar

Sobre o Autor

diarioilheus

diarioilheus

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

2 × 3 =

Edição Online

DI - Edição Online 01

Categorias

Agenda de Postagens

abril 2018
D S T Q Q S S
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Clima na região

Anunciantes