Por favor configurar sua chave API!

Diário de Ilhéus

Notícias

Carlos Makalé celebra 45 anos de carreira com exposição no TMI

Carlos Makalé celebra 45 anos de  carreira com exposição no TMI
novembro 10
07:18 2017

Será aberta no próximo dia 17, a partir das 19 horas, no 1º andar do Teatro Municipal de Ilhéus a exposição “Cores e brincadeiras: celebrando 45 anos de pintura”. O evento marca 45 anos de carreira do artista plástico radicado em Ilhéus, Carlos Alberto Alves de Moura. Natural de Recife (PE), Carlos Alberto – popularmente conhecido por “Makalé” – traz para a galeria do Teatro Municipal de Ilhéus várias pinturas que marcaram mais de quatro décadas dedicadas às artes plásticas. Além de telas já expostas anteriormente, a exposição traz ainda uma série inédita de quadros, cuja temática aborda o cotidiano de antigas brincadeiras infantis populares. A exposição ficará aberta para o público do dia 16 ao dia 30 de novembro.
Makalé começou sua jornada nas artes plásticas na década de 1960 quando ingressou na Escola Federal de Pernambuco, onde estudou as oficinas de desenho, pintura, escultura, modelagem, tipografia, encadernação e ainda na mesma década participou de duas edições do Salão dos Novos no Museus de Arte Contemporânea em Olinda. Na década de 1970 ingressou no curso de desenho e pintura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco e no Curso de Pintura / Desenho e Escultura na Escola Técnica Prof. Agamenon Magalhães, em Recife (PE). Ele também fez os cursos de Desenho e Decoração na Escola Técnica Federal de Pernambuco e participou da decoração de Carnaval de vários clubes com a equipe do Professor Walfrido Freire.
Já na Bahia, Makalé atuou no departamento de artes do Jornal da Bahia, onde escreveu uma coluna de moda e ministrou curso de desenho artístico e publicitário no Instituto de Organização Nacional do Trabalho (Idort). Realizou mostras no Instituto Cultural Brasil Alemanha, no Salão de Humor de Salvador, na Galeria Fandango (em Olinda) e na Galeria Bernardo Destrain. Em Ilhéus, seus trabalhos foram expostos no Clube Social de Ilhéus, na coletiva Artistas da Região do Cacau e no Museu do Cacau, e no foi um dos responsáveis pela decoração do carnaval da cidade de Ilhéus, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, por vários anos.
Aposentado como desenhista técnico pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, Makalé chegou a ministrar curso de Pintura e Desenho na Universidade de Santa Cruz, promovido pelo Projeto Tosta Filho; ministrou Curso de Desenho e Pintura promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus e Curso de Desenho e Pintura promovido pelo SESI/ILHÉUS. Ele também foi Coordenador do Curso de Desenho e Pintura da SACI ( Sociedade Arte e Cultura de Ilhéus) e seus últimos trabalhos foram expostos na galeria da antiga sede do Teatro Popular de Ilhéus.

Uma das telas inéditas que será exposta em nova exposição que marca os 45 anos da carreira do artista plástico Carlos Makalé.

Compartilhar

Sobre o Autor

diarioilheus

diarioilheus

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

nove − seis =

Edição Online

DI - Edição Online 01

Categorias

Agenda de Postagens

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Clima na região

Anunciantes