Por favor configurar sua chave API!

Diário de Ilhéus

Notícias

Cogumelos comestíveis a partir da casca do cacau torna-se opção de renda

Cogumelos comestíveis a partir da  casca do cacau torna-se opção de renda
março 27
07:27 2018

A CEPLAC/MAPA, por intermédio do seu laboratório de Bio Controle, vem desenvolvendo há alguns meses um projeto de Cogumelos Comestíveis a partir do aproveitamento da casca do cacau e também de outros materiais que seriam descartados como o bagaço da cana, dendê e o capim.
O substrato utilizado para a produção é a casca do cacau, que aparentemente não tem utilidade nenhuma, no entanto, foi realizado o tratamento adequado com a casca e colocado para produzir o cogumelo. Para a surpresa dos pesquisadores, deu muito certo e a prática de produção se tornou algo viável para todos.
Recentemente o diretor do Centro de Pesquisas e Extensão da CEPLAC, Raul René Valle, promoveu uma reunião de avaliação com os envolvidos diretamente no projeto, para analisar o estágio das pesquisas e as dificuldades detectadas do desenvolvimento das ações.
O projeto, ainda em fase experimental consiste na produção dos cogumelos feita no laboratório de Bio Controle da CEPLAC e em seguida eles são introduzidos nas áreas da AMAREA, com o acompanhamento dos técnicos ceplaqueanos, conforme explica um dos coordenadores do projeto, Givaldo Niella: “Estamos transferindo essas tecnologias do laboratório para o campo e para nossa surpresa estamos tendo um excelente resultado. Posteriormente formaremos um grupo de trabalho e promoveremos cursos sobre a produção de cogumelos, para junto com os produtores ir aperfeiçoando o manejo”.
Os cogumelos são alimentos altamente nutritivos e acompanha preparações nutritivas também, como saladas, molhos leves e pode substituir frituras. A maior procura pelos cogumelos provém do seu sabor e da variedade de pratos, além de possuir um alto valor nutricional e medicinal: rico em vitaminas, proteínas, pouca gordura, diminui o colesterol e o nível de açúcar.

Os cogumelos são altamente nutritivos e acompanha preparações nutritivas como saladas, molhos leves e pode substituir frituras. (Fotos: Águido Ferreira)

Compartilhar

Sobre o Autor

diarioilheus

diarioilheus

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

dezenove − 2 =

Edição Online

DI - Edição Online 01

Categorias

Agenda de Postagens

abril 2018
D S T Q Q S S
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Clima na região

Anunciantes