Por favor configurar sua chave API!

Diário de Ilhéus

Notícias

Um pioneiro do turismo e do chocolate em Ilhéus

Um pioneiro do  turismo e do chocolate em Ilhéus
maio 18
08:14 2018

O corpo do empresário Hans Schaeppi foi sepultado ontem, em Salvaror. Ele faleceu na madrugada de quarta-feira (16). As causas da morte não foram informadas.
Hans Schaeppi é fundador do Chocolate Caseiro Ilhéus, fábrica que se tornou famosa mundialmente pela produção de chocolates de origem e que levavam nomes de personagens de romances do escritor Jorge Amado. Ele também era proprietário do Ilhéus Praia Hotel e Pontal Praia Hotel.
Hans Tosta Schaeppi, nascido em Salvador, Bahia, em 1927, filho de pai suíço e mãe brasileira, veio para Ilhéus onde a família já se radicara e viveu parte de sua infância. Aos seis anos retornou à capital para completar os estudos, tendo se formado em Engenharia Civil em 1951 pela Escola Politécnica da UFBA.
Pioneirismo
Schaeppi foi Superintendente de Obras da Construtora Norberto Odebrecht; Presidente do SINDUSCON (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia); Diretor da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); e Diretor de Obras Públicas da Prefeitura de Salvador.
Iniciou sua carreira de jornalista escrevendo a coluna semanal “Construção Civil”, no Jornal da Bahia, do saudoso jornalista João Falcão. Passou depois para o jornal A Tarde, escrevendo algum tempo “Construção Civil” e, posteriormente, sobre Turismo. Sua coluna “Hotelaria e Turismo” marcou o Diário de Ilhéus e o jornal A Tarde, com alto índice de leitura.
Parte de sua vida, das mais marcantes, foi sua adolescência e a passagem para a vida adulta, morando em Salvador, com seus pais e irmãos, onde iniciou sua tendência para a literatura e para a pintura, escrevendo suas primeiras crônicas e contos e pintando sua primeira tela. Começou também nessa época sua tendência como compositor de MPB.
Já casado, em 1968, escreveu a peça teatral “A Sonhadora”, que participou do “1º Concurso Nacional de Peças Teatrais”, promovido pela Fundação Teatro Castro Alves, presidida pelo jurista Carlos Coqueijo Costa. A peça ganhou o “Prêmio Sílio Boccanera Júnior de Teatro”, concorrendo com 21 peças enviadas de todo o Brasil, tendo sido encenada no Teatro Castro Alves por quatro noites seguidas.
Logo após construir o primeiro hotel de turismo da região cacaueira, o Ilhéus Praia Hotel, inaugurado pelo então governador Antônio Carlos Magalhães em 1981, mudou-se definitivamente para Ilhéus com a mulher e os filhos, continuando sua carreira de jornalista.
Schaeppi também foi pioneiro ao construir a primeira fábrica de chocolates finos da Bahia e do Nordeste, a Chocolate Caseiro Ilhéus, inaugurada pelo então governador do estado João Durval Carneiro em 1988.
Recebeu o título de “Cidadão Ilheense” em 1985, sendo o único candidato escolhido por unanimidade pela Câmara de Vereadores; recebeu o troféu “Leão de Ouro”, concedido pelo Lions Clube de Ilhéus Centro; foi presidente do Rotary Club de Ilhéus; e recebeu o título de “ Membro Honorário da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus” – CDL” .
Em 2005, foi eleito membro da Academia de Letras de Ilhéus, ocupando a cadeira nº 03; e em 2010 recebeu o prêmio maior concedido pela Prefeitura de Ilhéus, a “Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus”.
Embora possua cadernos de crônicas e contos não publicados e com mais de 35 anos de jornalismo, Schaeppi resolveu editar seu primeiro livro pela Via Litterarum, “O Velho Adolpho – A História de uma Tocaia”, que tem como cenário a Região Cacaueira, já que Schaeppi também era fazendeiro de cacau e durante muitos anos correu suas roças montado num burro, ou a pé.

Hans Schaeppi deixa uma lacuna na Bahia (Divulgação)

Compartilhar

Sobre o Autor

diarioilheus

diarioilheus

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

17 − catorze =

Edição Online

DI - Edição Online 01

Categorias

Agenda de Postagens

maio 2018
D S T Q Q S S
« abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Clima na região

Anunciantes