Por favor configurar sua chave API!

Diário de Ilhéus

Notícias

Reinstalação da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento à Mídia Regional

Reinstalação da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento à Mídia Regional
maio 04
11:58 2015

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Edinho Silva, confirmaram presença no café da manhã que está sendo organizado para o ato de reinstalação da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento à Mídia Regional, da Câmara dos Deputados. O evento está marcado para o dia 7 de maio, próxima quinta-feira, às 8h30min, no Anexo IV da Câmara. Na ocasião, será empossado o novo presidente da Frente, deputado federal Pedro Uczai, de Santa Catarina. O atual presidente, Carlos Zarattini, de São Paulo, passará à vice-presidência.
A Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento à Mídia Regional, da Câmara dos Deputados, foi idealizada pela direção da Associação dos Diários do Interior do Brasil (ADI-BR) e Central de Diários do Interior (CDI), juntamente com o seu primeiro presidente, o então deputado federal Claudio Vignatti. A instalação ocorreu em fevereiro de 2008 e vem sendo reinstalada a cada nova legislatura. Entre jornais de diferentes periodicidades, portais de notícias, e emissoras de rádio e TV, são aproximadamente 10 mil veículos de comunicação com sede em cidades do interior do país.
Para o presidente da ADI-BR, Ámer Félix Ribeiro, que também preside a ADI-SC, é fundamental uma representação forte na Câmara para promover a interlocução com o governo federal. “Principalmente agora que a presidente Dilma Rousseff, e o governo como um todo, dá sinais de retomada de relação com a mídia regional. A Frente cumpre um importante papel político e institucional porque os deputados que a compõem são conhecedores da realidade dos veículos do interior.”
Constatação feita também pelo novo presidente da Frente, Pedro Uczai: “Quando fortalecemos a imprensa regional, ampliamos os canais de diálogo entre o governo e a sociedade. A crise política requer uma nova forma de comunicação, com o fortalecimento de conteúdos que atendam os anseios das nossas regiões. Precisamos ‘falar’ com essa população”. Para ele, entre os desafios estão em sensibilizar o governo para uma maior descentralização da publicidade oficial e em desburocratizar a relação entre o governo federal e os veículos de imprensa.
Um dos principais articuladores para a criação e manutenção da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento à Mídia Regional, o diretor Executivo da Central de Diários, Adriano da Fonseca Kalil Escada, destacou que não é justo tratar os desiguais como iguais. “Diferentemente da chamada grande mídia, são esses veículos, não raro classificados como pequenos, que, juntos, têm o maior poder de inserção nas comunidades. Por conhecerem e falarem a mesma linguagem dos locais e regiões onde estão inseridos, a eficiência no processo de comunicação torna-se ainda maior.” Kalil defende que a mídia regional garante a pluralidade de canais de comunicação, o que se reflete na consolidação da jovem democracia brasileira.

Compartilhar

Sobre o Autor

diarioilheus

diarioilheus

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

20 − 8 =

Edição Online

DI - Edição Online 01

Categorias

Agenda de Postagens

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Clima na região

Anunciantes