Por favor configurar sua chave API!

Diário de Ilhéus

Notícias

Faculdade de Direito de Ilhéus, 50 anos depois(1965-2015)

Faculdade de Direito de Ilhéus, 50 anos depois(1965-2015)
janeiro 22
08:21 2016

A primeira turma de formandos em Direito da Faculdade de Direito de Ilhéus, completa 50 anos.
Foi no auditório do Colégio da Piedade, no dia 11 de dezembro de 1965, queo Professor Soane Nazaré de Andrade, presidindo a Congregação, colou o grau de 22 bacharéis em Direito, que partiam para a vida profissional, enriquecidos com a sabedoria jurídica de grandes Mestres, que passaram pela Faculdade de Direito de Ilhéus, ali na rua 28 de junho, hoje, Jorge Amado. Foram eles:
Antonio José dos Santos, Ariston Cardoso de Oliveira, Cláudio Fausto da Silveira, Dalmo Magalhães Alves, Edmundo Álvares Domingues, Edelvira Siqueira Pita, Eliene Monteiro Seixas, Fernando Carvalho Albuquerque, Flávio Sampaio de Escobar, Yára Smith Lima, Jacy Fiori Borges de Barros, José Adilson Prisco Teixeira (orador), José Everaldo Barreto, João José Gonçalves, Jorge Batista Nascimento, Juracy Cardoso da Silva, Mário Gomes Moreira, Mirêta Vivas Araújo, Newton Pádua, Rivaldo Fernandes Baleeiro, Ronald de Souza Cravo e Telma Maria de Oliveira.
Cinquenta anos depois, vale a pena falar um pouco da trajetória da gloriosa Faculdade de Direito, criada pela coragem de homens com a visão do futuro, enxergando horizontes longínquos .
Não se pode deixar de homenagear Soane Nazaré de Andrade, pela sua coragem, pela sua audácia, pelo seu acreditar que a região do cacau precisava de uma Faculdade, alicerce para a construção da futura Universidade.
Esta semente frutificou e deu origem a Universidade da esperança de uma região. A Universidade Estadual de Santa Cruz.
Soane, foi, sem dúvida,a bandeira de uma nova esperança. O jequitibá frondoso que acolheu os sedentos de cultura.
No seu discurso de Paraninfo, merecidamente aplaudido de pé, ele concretizou o sonho e disse num dos trechos de sua oração, intitulada ARevolução e o Primado do Direito:
“Como vêdes, já não mais posso reter-vos e não vos quero deixar partir.
O futuro vos convoca e vós sois, meus colegas, os infantes do porvir.
Agora, portanto, é partir.
Mirai estas alturas, meus colegas…. Vêde até onde já chegastes!
Eis-nos todos aqui, no alto da montanha iluminada, amontanha que de longe vos apontei há cinco anos e vos desafiei a escalar.
Eis o ar puro das alturas, o cenário colorido da “terra prometida”, a música suave do triunfo. É daqui, desse alcantil florido, é daqui, deste altar, que partis agora para as imprevisíveis estradas da vida.
Ide, agora. O mundo é todo vosso. Do mesmo modo como vos dei as boas vindas, com a mesma voz amiga, com a mesma confiança em vós, amando-vos mais ainda, se é possível mais ainda amar-vos, identificado convosco na mesma confissão da liberdade, da justiça social e do amor patriótico, eu vos saúdo na partida gloriosa e aqui fico a acenar, juntamente com os meus valorosos e leais companheiros de Congregação, com muita alegria mas com tanta saudade, o nosso adeus fraternal.
Estais armados cavaleiros do Direito e da Justiça. Ide e fazei sempre com que, seja onde for que vos encontreis, não se negue jamais a cada um o seu direito, ninguém seja lesado por ninguém e viva cada um honestamente, porque admirável lição de Ulpiano, tão vivo na sua imortalidade de gênio, pode assegurar a edificação da sociedade perfeita, que é, e será sempre, o ideal supremo da mocidade, portanto o vosso santo ideal, e a aspiração universal de todos os povos do mundo, cujos corações nunca cessarão de pulsar, com esperança e otimismo, pela Justiça, pelo Direito, pela Liberdade, pela Paz”.
Cinquenta anos depois, alguns já não estão entre nós, inclusive professores, que ajudaram construir este sonho. A eles, a saudade imorredoura.
Aos que continuam no nosso convívio, tenham a certeza de que vocês foram bandeirantes, abrindocaminhos para sucessivas gerações de juristas e operadores de Direito.
Deus seja louvado.

Josevandro Nascimento, O autor é Professor aposentado da UESC e atual Presidente da Academia de Letras de Ilhéus.

Compartilhar

Sobre o Autor

diarioilheus

diarioilheus

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

18 − 17 =

Edição Online

DI - Edição Online 01

Categorias

Agenda de Postagens

junho 2018
D S T Q Q S S
« mai    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Clima na região

Anunciantes