Por favor configurar sua chave API!

Diário de Ilhéus

Notícias

Indústrias de Produção de Alimentos são convidadas para conhecerem o CIC

novembro 24
08:05 2017

Os empresários das indústrias de produção, beneficiamento e transformação de alimentos de Ilhéus e região estão sendo convidados para conhecerem as instalações do Centro de Inovação do Cacau (CIC) do Parque Tecnológico do Sul da Bahia e seu portfólio de serviços de alta qualidade. O convite está sendo feito pelo CIC e Broto Incubadora de Biotecnologia da UESC, através da sua coordenadora, professora Ana Paula Trovatti Uetanabaro. O encontro vai acontecer segunda-feira (27), às 14 horas, no auditório do prédio do IPAF, na Universidade Estadual de Santa Cruz.
A professora Ana Paula Uetanabaro destaca a importância da presença dos empresários no evento, lembrando que “o trabalho com alimentos é um nobre setor e quem nele trabalha cumpre com a missão de alimentar e também de oferecer um produto de qualidade, acessível, além de nutritivo e saboroso aos consumidores. Portanto, a ‘Saúde’ do Alimento que você produz é de suma importância”.
“Para a garantia da qualidade do alimento que as empresas produzem, o Centro de Inovação do Cacau (CIC) do Parque Tecnológico do Sul da Bahia oferece serviços de análises físico-químicas. Ciente da demanda desses serviços aqui na região convido os empresários do setor a virem conhecer as instalações do CIC e seu portfólio dos serviços de alta qualidade no dia 27 de novembro, às 14h, no auditório do Prédio do IPAF, UESC,” convida a professora Ana Paula Trovatti Uetanabaro.
O CIC:
O laboratório analítico do CIC realiza uma vasta gama de análises físico-químicas. O foco é a análise de cacau e chocolate, entretanto também são realizadas análises de outros produtos e matérias-primas, perfil de gordura, gordura total, ácidos graxos livres, pH e acidez titulável e ensaios inorgânicos tais como metais, dureza, nitrogênio e suas formas (amônia, nitratos, nitritos), sulfatos, sulfetos, cianetos, acidez e basicidade, características organolépticas dentre outros. Possuímos parceria com uma rede internacional de laboratórios acreditados nas mais diversas áreas o que certamente nos permite atender outras demandas.
Na área de análise sensorial de alimentos, os testes são realizados em cabines individuais conforme sugerido pela American Society for Testing and Materials – ASTM (1986) e mesas-redondas para avaliação sensorial em grupo. São realizados testes afetivos (de aceitação, de preferência e de atitude ou intenção) e testes descritivos (perfil de sabor) em produtos alimentares.
Por estar instalado dentro da Universidade Estadual de Santa Cruz, conta-se com pesquisadores das áreas de tecnologia de alimentos, melhoramento genético e agronomia, microbiologia de alimentos, de economia e de sustentabilidade. Esta colaboração permite ao CIC apoiar projetos de desenvolvimento tecnológico para empresas e pesquisadores das mais diversas áreas. Todos os resultados obtidos no laboratório do CIC são registrados em um laudo entregue ao cliente, que pode compartilhar as informações com seus clientes e utilizá-la para seguir promovendo melhorias na sua produção.

Compartilhar

Sobre o Autor

diarioilheus

diarioilheus

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

2 × um =

Edição Online

DI - Edição Online 01

Categorias

Agenda de Postagens

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Clima na região

Anunciantes