Por favor configurar sua chave API!

Diário de Ilhéus

Notícias

Seminário territorial debateu expansão da oferta da Educação Profissional e Tecnológica

Seminário territorial debateu expansão da  oferta da Educação Profissional e Tecnológica
dezembro 01
07:48 2017

A Secretaria da Educação do Estado realizou em Ilhéus, o I Seminário Territorial de Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun. O objetivo do encontro é discutir com os integrantes do setor produtivo, educadores e estudantes as demandas para ofertas de cursos no território e a qualificação do ensino. A abertura do evento contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.
Para Pinheiro as parcerias com as universidades e institutos técnicos são fundamentais no processo de expansão da oferta da Educação Profissional e Tecnológica. “Temos que trazer o ensino superior e cursos técnicos federais para o nosso contexto. Utilizar o conhecimento de forma que possamos qualificar o ensino, propondo novas formas metodológicas e de avaliação dentro das escolas, valorizando o indivíduo e suas competências, além da sua identidade cultural,” enfatizou. O secretário ainda afirmou que “a ideia é termos pelo menos um curso técnico ofertado nos 417 municípios”.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, disse que os seminários visam ampliar este debate com os diferentes atores sociais para a oferta de cursos cada vez mais alinhada às demandas territoriais. “Estamos iniciando esses seminários, que serão realizados nos 27 Territórios de Identidade, com o objetivo de qualificar os cursos existentes e dialogar com as prefeituras e instituições federais as possibilidades de criação de novas ofertas, sempre avaliando e analisando as necessidades de cada localidade e sua cultura econômica, integrando a escola e a sociedade,” destacou.
O estudante do 4° ano, Vinícius Silva, do curso técnico de nível médio em Guia de Turismo, falou sobre a importância da oferta de cursos que possam valorizar as demandas locais. “Este direcionamento é fundamental para que tenhamos sucesso em nossa profissão. Antes tínhamos cursos que nada tinham a ver com nossa região e fecharam. Agora com cursos que valorizam o chocolate e o turismo, por exemplo, nos sentimos mais representados,” contou.

Para Pinheiro as parcerias com as universidades e institutos técnicos são fundamentais no processo de expansão da oferta da Educação Profissional e Tecnológica. (Divulgação)

Compartilhar

Sobre o Autor

diarioilheus

diarioilheus

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

4 × 4 =

Edição Online

DI - Edição Online 01

Categorias

Agenda de Postagens

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Clima na região

Anunciantes