Por favor configurar sua chave API!

Diário de Ilhéus

Notícias

Associação conquista Indicação Geográfica

Associação conquista Indicação Geográfica
fevereiro 02
08:35 2018

A Associação Cacau do Sul Bahia conquistou a Indicação Geográfica (IG) na espécie de Indicação de Procedência (IP) da amêndoa de cacau – Theobroma cacao L., publicada terça-feira, 30, pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O reconhecimento é fruto de um trabalho desenvolvido em conjunto com entidades que integram a Rede de Governança do Cacau e Chocolate na região em parceria com o Sebrae e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
A notícia foi comemorada pelos produtores de cacau da região, entre eles, um dos fundadores do projeto de reconhecimento do produto e dono dos chocolates Maltez, José Maltez. Para o produtor, “a Indicação Geográfica representa uma grande conquista para a região, que vai ter o cacau reconhecido nacionalmente”.
A Indicação Geográfica tem por finalidade garantir proteção aos produtos oriundos de uma determinada cidade ou região. Para o diretor executivo da Associação Cacau Sul Bahia, Cristiano San’tana, além de ser um registro, é um movimento que funciona como um impulsionador. “O IG é um processo que vem sendo discutido há mais dez anos, e se tornou uma ferramenta de agregação de valor, não só para a amêndoa, mas para a região como um todo”.
Dentre alguns passos que contribuíram para alcançar esse reconhecimento, Cristiano destaca o apoio das diversas instituições locais e regionais, a exemplo do Sebrae, que promoveram capacitações e orientações específicas com os produtores. “Nos próximos dias, já está prevista uma reunião com os produtores no Centro de Inovação do Cacau, na UESC, para que eles possam entender o processo de acesso ao selo, captação de recursos para investimentos e divulgação”.
A busca pelo IG do cacau do Sul da Bahia está entre as estratégias trabalhadas no projeto Cacau e Chocolate da Unidade Regional do Sebrae de Ilhéus. De acordo com a gerente regional, Claudiane Figueiredo, que sempre esteve presente nas discussões, a conquista é mais um marco que exprime a mudança de narrativa da região Sul da Bahia. “Representa um passo importante de um sonho a ser realizado: Sermos referência mundial em cacau de altíssima qualidade”, comemorou.

O Centro de Inovação do Cacau, na UESC e Sebrae apoiaram os produtores através do projeto Cacau e Chocolate ( Foto Jonildo Gloria)

Compartilhar

Sobre o Autor

diarioilheus

diarioilheus

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

14 + 3 =

Edição Online

DI - Edição Online 01

Categorias

Agenda de Postagens

agosto 2018
D S T Q Q S S
« jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Clima na região

Anunciantes