Por favor configurar sua chave API!

Diário de Ilhéus

Notícias

Escola de Piaçaveira deve ser concluída neste semestre; diz secretário

Escola de Piaçaveira deve ser concluída neste semestre; diz secretário
maio 15
07:43 2018

Abandonada durante 26 anos, a Escola de Piaçaveira, na localidade rural do Japu, em Ilhéus, foi considerada símbolo do desrespeito com a Educação no município. A escola ganhou repercussão nacional em matéria exibida pelo Fantástico, da Rede Globo, no início de 2017. Finalmente, a velha estrutura de madeira, desgastada pelo tempo, insalubre e cheia de infiltrações, ganha um projeto moderno, com características de uma escola de verdade. As obras seguem em ritmo acelerado e a estrutura da laje e reboco das paredes concluídos. De acordo com secretaria municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), a previsão de entrega é ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo o secretário de Infraestrutura de Ilhéus, engenheiro Hermano Fahning, o projeto arquitetônico compreende a construção de sala, cozinha americana e banheiros. Ele explica que “apesar de ser uma obra relativamente pequena, há uma grande dificuldade na logística.
Para transportar material, acrescenta Hermano, “o caminhão tem que atravessar o rio Japu, um obstáculo a mais na operação. Devido ao fluxo de chuvas que caem na região, esta operação é dificultada, especialmente em regiões que necessitam da presença de máquinas pesadas e, para poder atender a demanda, a superintendência de Ações Regionais elaborou um calendário para este período considerando o grau de prioridades e as condições do tempo”.
Como passar dos dias, a expectativa toma conta dos estudantes que, por enquanto, aprendem a ler e escrever em um salão improvisado em um templo evangélico. Enquanto ocorre as obras de construção da Escola Nucleada do Japu, a unidade funciona em dois turnos. Pela manhã, atende a 12 alunos das 3ª, 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental. À tarde, 15 alunos da educação infantil e das 1ª e 2ª séries.
“Esperamos muitos anos por esta escola. Antes, as condições eram precárias, sem condições nenhuma de funcionamento e por não ter outro lugar, a gente deixava nossos filhos naquela situação”. Era o que se comentava entre os integrantes da comunidade ao assistirem de perto a construção de um sonho. Outros diziam, “Agora nossos filhos terão uma sala de aula maior, equipada com cozinha e banheiros”.

De acordo com secretaria municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, a previsão de entrega no primeiro semestre deste ano. (Divuilgação)

Compartilhar

Sobre o Autor

diarioilheus

diarioilheus

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

um × um =

Edição Online

DI - Edição Online 01

Categorias

Agenda de Postagens

julho 2018
D S T Q Q S S
« jun    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Clima na região

Anunciantes