Por favor configurar sua chave API!

Diário de Ilhéus

Notícias

A falta de organização impera na Central de Abastecimento do Malhado

A falta de organização impera na  Central de Abastecimento do Malhado
setembro 01
07:30 2017

A situação não mudou muito. Há anos, na verdade, a Central de Abastecimento do Malhado parece não ter mudado muito. Só o número de boxes que aumentou. Andar por entre os boxes nem sempre é uma tarefa fácil. Em dias de chuva, muitos locais são tomados pela lama e sujeira. Em dias de sol, é a fedentina vinda das caixas coletoras localizadas atrás da Central e os urubus que que ajudam a compor a paisagem do local. A falta de controle sanitário, de uma associação de feirantes e de uma melhora da infraestrutura interna e no entrono são as principais queixas tanto dos feirantes, quanto da população, que recorre ao local, quase sempre aos finais de semana, para abastecer suas casas de frutas, verduras, hortaliças, carnes e tudo o mais que a feira oferece.
Construída em 1981, a Central de Abastecimento do Malhado visou a desativação do antigo mercado municipal, que funcionou na Avenida 2 de Julho. Nos quarteirões da área interna dos pavilhões 1 e 2 da Central de Abastecimento do Malhado falta organização. Logo que foi criada, no início da década de 1980, ainda existia uma organização sobre a delimitação de cada boxe. Muitos ainda seguem o padrão e o tamanho originais. Mas muitos estão espalhados pela área interna. Na área externa, existem poucas barracas, e mais lonas e papelões estendidos no chão. Isso quando os produtos não estão expostos no chão mesmo.
A central de Abastecimento funciona de domingo a domingo, contrariando o que acontece em muitas centrais no Brasil afora, que dedicam um dia da semana para a limpeza do local. Isso até chegou a ser implantado, mas ao que parece a força do hábito de abrir os estabelecimentos e a falta de mais organização entre os próprios feirantes fizeram com que o local não tivesse um dia de “bota fora”. Além da falta de limpeza, muitos feirantes reclamam da falta de um local adequado para carga e descarga de mercadorias e da necessidade do fechamento do canal que passa em frente a Central
Andar e conversar com os feirantes sobre essas e outras necessidades é uma outra questão. Muitos preferem não se expor, prevendo algum tipo de represália. Porém, muitos deles comentam sobre a falta de segurança no local e sobre a promessa de melhora da infraestrutura da Central. “Antes víamos a presença de guardas municipais aqui na Feira. As rondas ajudavam e muito a prevenir pequenos furtos, mas hoje a presença não é efetiva como gostaríamos”, afirmou um dos feirantes.
Como forma de tentar modernizar o local e garantir mais organização e segurança para feirantes e para o público, foi iniciado o projeto de requalificação das centrais de abastecimentos do Malhado e do Hernani Sá. A da zona sul, chegou a ser reformada e foi entregue aos feirantes e à população. Já a do Malhado, ainda não andou. Enquanto não anda, muitos feirantes reclamam da cobrança das taxas de ocupação pagas à Prefeitura Municipal para utilizar o local. Para o governo municipal, essas taxas seriam essenciais para garantir a melhoria dos serviços e da infraestrutura. Já os feirantes alegam que não vêem esses recursos retornarem como benefícios efetivos.
Desde 2015, as centrais de abastecimento de Ilhéusseguem o Decreto Regulamentar, 062/2015, que disciplina as atividades neste setor, como comercialização de produtos e a prestação de serviços em geral. Segundo consta em release divulgado pela Prefeitura um dos objetivos é garantir a satisfação das necessidades e ao atendimento dos interesses da coletividade por meio do sistema de varejo em dias e horários predeterminados pela administração. Mas isso, de fato, até o momento, não aconteceu.
Enquanto isso, a Central de Abastecimento continua funcionando com uma série de problemas.

Compartilhar

Sobre o Autor

diarioilheus

diarioilheus

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

15 − 14 =

Edição Online

DI - Edição Online 01

Categorias

Agenda de Postagens

setembro 2018
D S T Q Q S S
« jul    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Clima na região

Anunciantes