Por favor configurar sua chave API!

Diário de Ilhéus

Notícias

Centro Pop discute reinserção de pessoas em situação de rua na sociedade

Centro Pop discute reinserção de  pessoas em situação de rua na sociedade
fevereiro 02
08:32 2018

“Mesmo com o trabalho diário da equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, e equipe de abordagem social, as pessoas em situação de rua insistem em morar nas áreas públicas. É uma situação séria e ao mesmo tempo complexa”, informa a gestora da média complexidade, Wanessa Gedeon.
Ela esclarece ainda que muitas dessas pessoas já perderam por completo os vínculos com seus familiares e mesmo a equipe do Centro Especializado de Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) tentando resgatar esses vínculos, optam por viverem nas ruas.
Em Ilhéus, o Centro funciona de segunda a sexta, das 08h às 17h, na Avenida Candeias, nº 544, bairro Conquista. Lá, as pessoas em situação de rua recebem alimentação diária, materiais de higiene, roupas, banho, participam de oficinas de arteterapia e acompanhamento psicológico.
“O problema é que não podemos força-las a participarem dos serviços disponibilizados, tem que ser de espontânea vontade fazer os tratamentos adequados para saírem da condição de rua, voltar para seus lares e conquistarem autonomia de vida”, destaca o coordenador do programa, Raull Sena.
Na tentativa de buscar alternativas, a secretaria municipal de Desenvolvimento Social de Ilhéus realizou uma reunião na manhã desta quarta-feira (30) com os secretários de Serviços Urbanos, Jorge Cunha; Indústria e Comércio, Paulo Sérgio Santos; Relações Institucionais, Sérgio Sousa, representando a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Murilo Alves e o Sub Comandante da Guarda Municipal, GCM Trindade.
“Essa reunião foi de alinhamento entre as secretarias, precisamos buscar ações estratégicas para essas pessoas em situação de rua, já que 90% delas fazem uso de drogas ou sofrem algum transtorno mental. Nossa equipe atende diariamente essas pessoas, mas precisamos implantar novas ações para que elas consigam se adaptar a vida em sociedade e resgatar os vínculos familiares”, destaca Gedeon.
A gestora assegura que vem buscando fortalecer parcerias com os centros de recuperação da região e com empresas privadas para intensificar os serviços de tratamento e oficinas de geração de renda. A ideia ainda é que a secretaria encontre uma nova sede para o centro e fortaleça a abordagem e a sensibilização dessas pessoas.
A secretaria de Desenvolvimento Social por meio do Centro Pop realiza ainda a regularização de documentação, inclusão no CadÚnico que dá direito aos programas do governo federal como Bolsa família e Minha Casa, Minha Vida, palestras de saúde bucal e doenças sexualmente transmissíveis na tentativa de reinseri-las na sociedade.

Grupo discutiu a reinserção social dos cidadãos de rua (resgate, fortalecimento e construção de vínculos familiares. (Divulgação)

Compartilhar

Sobre o Autor

diarioilheus

diarioilheus

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

dois × cinco =

Edição Online

DI - Edição Online 01

Categorias

Agenda de Postagens

setembro 2018
D S T Q Q S S
« jul    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Clima na região

Anunciantes